A importância do ceticismo nos investimentos

A importância do ceticismo nos investimentos

Ceticismo

Ola meu nome é Leandro Bova e aqui falamos sobre inteligência financeira e emocional para investidores, traders e analistas.

O tema deste artigo é: A importância do ceticismo nos investimentos.

Existem milhares de pessoas ensinando a investir, são milhares de investimentos diferentes, milhões de combinações de indicadores, e com tudo isso é uma pequeníssima minoria que ganha dinheiro de forma constante em renda variável. Se alguém for crédulo em meio a tanta informação não é de se duvidar que irá quebrar, e sofrer de stress.

A importância do ceticismo neste ambiente é que este pode agir como um filtro, selecionando os investimentos mais sólidos, aqueles que fazem mais sentido, e para tomar decisões em um cenário incerto com excesso de informações, dessa forma, o ceticismo pode ser seu melhor aliado. O seu protetor!

Curiosamente a maior parte dos investidores em mercado de risco, não são céticos, mesmo quando tem prejuízos mantêm-se em uma convicção que na próxima operação dará certo e terá lucros. Como exemplo vamos utilizar a máxima do mercado que diz: “ganhos passados não significam que haverá ganhos no futuro.” Esse é um bom pensamento, no entanto existem traders e analistas que dizem que utilizam desta máxima, mas dizem também, que têm uma formula de previsão que gera rendas constantes; é incoerente. Pois se a analise técnica é o estudo do passado aplicado ao presente e futuro, então a analise técnica de nada serve, já que ganhos do passado não significa ganhos futuros.

Para ser cético eu lhe aconselho a buscar sempre o ponto falho da estratégia. Esse tipo de visão foi difundida pelo filósofo austríaco Karl Popper, e é chamada de “Teoria da Falseabilidade”.

Não fique assustado, eu vou exemplificar: Se alguém lhe diz; “a técnica de rompimento da primeira barra funcionou hoje.” Essa é uma afirmação totalmente plausível e tem lógica, é um enunciado de observação. No entanto se alguém diz: “a técnica de rompimento de primeira barra funciona sempre”. Esta não tem lógica pois o “funciona sempre” é um enunciado universal que nasce de uma generalização de observações singulares. Basta um evento contrário para fazer a afirmação inválida.

Isso aplica-se as estratégias de constância. Se existe a afirmação de que há uma ou um grupo de estratégias que entregam ganhos constantes, basta definir o que significa constante e a partir disso um único acontecimento que não seja constante fará da afirmação: “esta estratégia tem ganhos constantes”, tornar-se inválida.

Uma estratégia por mais inteligente que seja é um parâmetro ordenado e finito, que atua sobre o futuro desconhecido e portanto infinito. Sempre que você faz uma aposta contra o infinito as probabilidades estão contra você.

Talvez vc diga: – “Não é infinito, o preço ou sobe ou desce, minha estratégia tem stop loss e stop gain!”.

Mas essa é uma visão minimalista do movimento caótico dos preços; pois além do preço subir e descer tem a variável de como ele sobe e desce. Stops são finitos contra infinitas possibilidades, por exemplo: Acompanho um grande analista muito famoso no Brasil e ele previu acertadamente que o índice iria dos 60.000 pontos para os 100.000 pontos. No entanto antes disso ele havia levado 9 stops seguidos. Assim muitos de seus seguidores não aproveitaram a valorização porque estavam com medo, ou porque haviam quebrado. Outros aproveitaram mas com pouco dinheiro, por medo ou porque havia perdido muito. Percebe que existe um mundo muito maior onde as técnicas habitam?

Pense um pouco, se vc tomar 10 stops seguidos o que você faz? E se tomar 10 gains seguidos, aumenta a aposta? E se os 10 loss vierem após os 10 gains o que você faz? E se você parar de operar por alguns dias e nesses dias teria recuperado todo o seu loss e entrado em um bom lucro, como vc volta a operar? Com mão cheia para aproveitar a sorte? Alavancado? Com pouca exposição temendo um drawn down?

Note que os stops não são referência de ceticismo; o ceticismo é uma visão de todo o contexto. Imagine que você tenha perdido por vários dias consecutivos. O que vc faz? Para de operar, aumenta a aposta acreditando na probabilidade de ganhar? Ou investe o que sobrou em renda fixa e vai procurar um emprego?

Percebe? É infinita a quantidade de possibilidades contra finitos conceitos.

Por outro lado não é producente ficar fora do mercado levado por um ceticismo extremo. A ponderação é a melhor escolha. O motivo de escrever este artigo é por notar que está chegando um grande número de novos investidores no mercado de renda variável, muitos deles sem preparo e super otimistas, isto é muito perigoso. Portanto enquanto você não tiver informações de qualidade e habilidades técnicas utilize o ceticismo, quanto mais treino e boas informações menor o ceticismo.

Por enquanto é isto, obrigado por ler, boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!